quarta-feira, 20 de julho de 2016

MEL, DOCE MEL!

Ai …se soubéssemos de onde vem o mel que comemos!
De uma coisa tenho certeza e qualquer um concordaria comigo se afirmar que o mel é das coisas mais doces que nos pode passar pelo paladar. Ocorre sempre um gosto quando de forma natural pomos a prova das nossas atentas pupilas gustativas o sabor que nos proíbe inventar rejeição do produto.
Como ele e naturalmente outros produtos existirão por ai, com a mesma carga sacarina aliciando gostos espontâneos. Ah pois, não, quem não chuparia no dedinho?!
Mas uma vez o mel entra em minha vida na forma que me faz rebuscar a tia Candeias que na diagonal de uma breve visita ardilou-nos fortemente com um apetecível litro esvaziado de vinho, agora cheio de mel, deixando-nos numa malandra posição de tropa de infantaria em ofensiva.
Calções em suspensórios e meia-bota de camurça feita pelo tio Benedito Filipe o sapateiro e padrinho da família, elas duravam uma eternidade.
Foi desta forma que a saudosa tia encontrou-nos em casa para deixar o produto sobre a mesa e distrair-se em conversa fiada. Somadas uma hora, vivemos uma autêntica exposição a tentação e lá surgiu ela no personagem de boa tia, chateada por não nos ter visto tocar na mercadoria trazida com amor e carinho. Dai, eu e o Costa é assim que se chama o “irmão que eu puxei” fazendo bom uso deste emanado pranto, nos demos conta com a garrafa outra vez vazia em mãos, trinta minutos depois de um enormíssimo rosário de prazeres. No entanto, os vestígios nos nossos lábios e bochechinhas anémicas traduziam por si sinais de tremenda festa, enquanto as duas cunhadas (minha mãe e a tia) no desfile do palratório fazem uma pausa para o susto esperado:
“Vocês os dois acabaram o litro de mel”?
Num outro par de sustos, nos entre-olhamos na rebeldia, sem saber se aquele mel tão doce, tão doce, provinha mesmo das terríveis abelhas que ferram ou de Lumbala Nguimbo, no Moxico?! Alias, aceito todavia, que venham mais litros, seja de onde for, nestas coisas de mel doce, “Nós somos do Cazenga”.



                                                                                  
                                                                      

Sem comentários:

Enviar um comentário