segunda-feira, 28 de agosto de 2017

O VOTO DELES DEIXOU DE SER SECRETO

Casaco atirado preguiçosamente entre o ombro e o pescoço, entro em casa e reparo a sala meio acesa e um clima fúnebre instalado. Três rapazes e quatro meninas atacantes verdadeiros da minha sexta básica, idade de quem come para caraças, até as meninas, parecem treinados para fazerem concurso e ver até onde resiste o meu pobre salário.

Sempre lhes disse que três pães e meio litro de leite numa só trincada é bom quando o dinheiro é do outro.
“Esses filhos, parece que lhes mandaram acabar com a minha vida”!

Semblante de luto, boca seca, falavam calados como peixe corvina morta no Tombwa, apontavam os olhos para o Tv plasma LG onde os números rolavam no rodapé e diziam que: MPLA 64,45, UNITA 24,33, CASA-CE uns tantos, PRS alguns, FNLA vai estando, APN nem já.

A esperança de ver uma magia fazer mudar a contagem, nem num jogo entre Real Madrid e Barcelona, onde marcas tu, ora marco eu, aqui nepias!

Via-se que os tipos não acreditavam nas imagens que incendiavam a tela, se a ‘minha’ casa fosse deles, juro que a vandalizavam, o televisor já teria arranhões ou bochecha torta de umas boas bassulas, o prato da parabólica estaria benzido de urina ácida.

O voto deles deixou de ser secreto nessa hora, as caras avisavam que não queriam por nada melhorar o que já estava bem.
Dia seguinte quase não comeram, do pão de ontem ainda sobrava metade e meia, o leite fazia caretas para as moscas repletas, o almoço e o jantar do dia seguinte espreitava na terrina da geleira.

Fui ao quarto, despi-me e voltei para a sala de roupão, sentei ao lado para consola-los e dizer que a vida é assim, isso não era o fim, de eleições eu já era veterano, desde a eleger o chefe de turma e soba do bairro, não vale a pena virarem frustrados porque vêm outras a frente, inventei poesia de dizer que lhes amo e sem eles o meu corpo fica sem sombra.

Feitas as contas depois da ressaca do voto, embora tenha tido pena dos putos lá bem no fundo e fazendo bem a soma, se as eleições fossem todos os meses eu estaria rico de tanto poupar.

Mesmo nas vestes de patrocinador principal das Reebok e Nike, não me atrevo em perguntar em quem votaram antes que me caiam com um processo crime e deixo a mãe deles semi-viuva, estes gajos têm coragem.

1 comentário: