sábado, 6 de outubro de 2018

O GOLO DE BUA, O D’AGOSTO E O MEU KAMBA GEMBO


Pode parecer mentira, mas o D’Agosto é antigo, tanto mas que esta vitória sobre o Esperance de Tunis e antes sobre o TP Mazembe me leva a pensar no meu colega Gembo.
O homem da Kissama vivia D’Agosto no sangue, não conheço até agora um adepto mais assumidíssimo que o meu colega das FAPLA, também sempre fui do D.Ágosto e do Recreativo da Caála mas, o homem me superava por mil a zero, eu era um mosquito diante dele.
Pelo seu clube ele era capaz de correr nú se fosse necessário, embora nunca o tenha feito.
Vivia cada jogo com alma, sofria com as derrotas e as vitorias eram comemoradas com uma tal intensidade, que nem o diabo a solta.
Sempre que o D’Agosto jogasse ele punha o rádio à pilhas no ombro e acompanhava cada silaba do relato de Manuel Rebelais como se fosse o ultimo dia da sua vida.
"Capeló põe a menina na relva, passa para Dunguidi este finta um, dois, três, ajeita o esferico..."
O Gembo quase morria aquando da celebre derrota pelo Petro por seis bolas a uma em 1982, ficou uma semana sem falar com quem quer que fosse, menos o comandante e ainda quis imitar o Luaty Beirão nestas coisas de se matar a fome. Vais morrer!
Ele só parou a aventura depois de ser advertido com punição no ST se continuasse com aquela postura reaccionária e anti-imperialista. 
O Gembo gritava golo e não parava sem terminar a volta ao quartel, usava todo o folego que os pulmões alimentados de leite Moça permitissem.
Sei que ele nos últimos tempos esteve a viver no Golfe.
“Oh Gembo se ainda estas entre nós, essa vitoria é tua, tu és Karagó desde o ventre” Juro Mesmo!

Sem comentários:

Enviar um comentário