sábado, 11 de agosto de 2018

FUNGE DE OVO COM CHOURIÇO


O meu velho falava pouco, mas tinha umas dicas que me deixavam de boca aberta: “Olha filho quem dança bem, não se mexe muito”.

Vendo bem a coisa no ângulo certo, aceito que é verdade, pois, já assisti bailarinos como Mateus Pele do Zangado e outros tantos onde incluo o meu amigo Man Sebas, cidadão de Ndalatanto que sabem trabalhar bem a dama na pista, coisa de dança de deixar o lábio caído. Gajos que dão medo se a tua dama dança com ele, porque depois disso, esquece.

Para vos ser sincero já tentei fazer o mesmo, mais de alguns passos básicos para não ficar envergonhado na festa não passo. Começo a acreditar que o meu corpo foi feito para outras coisas, ou então, só com muito treino do mestre, professor, doutor em dança Sakaneno João de Deus.

São coisas descomplicadas que me deixam deslumbrado, de tal forma que começo a acreditar que as coisas simples acabam sendo as melhores, tanto mais que sempre que me encontro diante um bom funge, (de bombo) com molho de ovo com chouriço, oh meu Deus, os meus espíritos desaguentam concentrar-se nesses mambos que levam Kachup e Mayonese e por ai além, de tal forma que ai passo a concordar com o meu compadre Wagia; Kuala okuwaba, muvu ndengue panguami. Tradução:-Onde tem coisa boa, o ano (365 dias) se torna muito pouco.

BOM SÁBADÃO!
  
Funge de ovo e chouriço 
Ovos: 4
Chouriço: 2
Tomate maduro: 1
Cebola: 1
Alho: a gosto
Sal: a gosto
Preparação:
Faz-se o refogado só com o tomate e alho picado.
Junta-se na mesma panela o chouriço, depois de batido e bem cozido, a cebola em rodelas, os ovos já cozidos e descascados.
Deixa-se engrossar até o molho ter sabor de chouriço.
Coloca-se água num recipiente a ferver. Quando levantar fervura adiciona-se a fuba de bombó e mistura-se tudo muito bem até ficar uma massa homogénea.

Sem comentários:

Enviar um comentário