sábado, 21 de julho de 2018

MAIS VELHO AGUADO


Esta mensagem vinda da minha mãe, era sinonimo de problema grande e se o assunto fosse do fórum doméstico, tinha quase sempre a certeza que se referia a mim, por uma razão muito simples, … por eu ser o primogénito.

Custava-me entender porque eu era comparado com a água, talvez pela sua abundancia entre os rios, ou pela reacção das ondas do mar sem direcção, uma espécie de camarão que dorme e a onda poder levar.

Para mim esse termo vindo da boca da dona Angelina Ngueve, penso que me chamava ao factor de responsabilidade e responsabilização diante os meus mais novos, queria dizer que eu estava nomeado chefe por inerência da idade, querendo ou não, eu estava frito para assumir o cargo.

Bom… olhando nesta perspectiva hoje em dia quase todos seriamos “aguados” sem precisar ser ou não primogénitos.
Se pensar nos desvios dos nossos comportamentos, onde todos se despem, onde o mata aulas é o correcto, os gamanços do erário público ser moda, um vira-se quem poder na onda de Mobutu, Mutu Na Mutu o Bongisa.

Olhando no mesmo prisma que a minha velha, digo-vos na verdade, que já não há tanta água para molhar mais aguados. LONGUA KUNA!


Sem comentários:

Enviar um comentário