sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

SERÁ QUE SOMOS TODOS UNS PASTOR DE RATOS

Saudades do meu avo que sempre que se apercebesse que o que eu estava a contar estava fora da verdade dizia logo.
“Oh Xara vai lá mas é pastar ratos”
E via-se sempre um semblante de gozão naquele homem de meia idade, sempre bem disposto e sempre de casaco ao corpo para impedir a penetração do frio planáltico na pele. E por se tratar de avo, víamos nisso sinonimo de velhice e neste caso o meu deveria andar pelos 40 cacimbos, que para esta nossa época nada diz para a ida ao “Aqui Jaz o Sicrano ou Beltrano num cemitério qualquer”:
De facto este pasto de ruminantes nunca se concretizou, tirando algumas escapadelas com o pastor Joaquim Cachicondala que levava-me para segui-lo ao pastar bois e cabritos, ao que eu me entretia a apanhar gafanhotos e assa-los para petisco e come-los com funge de ontem assado.
Pensando bem, cada um tem o avo que tem e de certa forma, essa provável incumbência de pastar ratos, serviu para regular a minha traquinice, porque, não fosse o caso, nem sei se os próprios ratos me iriam agradecer, porque nunca fui bom nestas coisas de andar pelo capim a ver montanhas e pássaros a solta, só para ver os outros a comer. Que ele me desse outra missão.
De facto, e por força da minha inquebrantável vontade de criança, eu seguia-o com a minha caneca usada para beber leite ao curral, durante a ordenha das vacas. Ai junto a sua casinha, uma das quase únicas do bairro Kamiamba na Kaála cobertas de telha e por este facto acolhia o padre aos domingos.
Voltados vários anos e já não o vejo por ter cumprido a sua missão na terra, depois de ter concluído o seu ciclo de vida e ainda bem, porque ninguém quer dar maçada aos outros pelas artrites e reumatismos, e amnésias, e tensão altas, e tremuras e nem sei se estaríamos verdadeiramente dispostos e dedicados a atura-lo nesta procissão de dores e sintomas, que Deus o tenha.
Só sei que se ele vivesse até hoje, de tanta mentira ter aumentado entre nós, ele nem espaço ou muitos ratos teria para mandar pastar, ou teria de escolher animais maiores como rinocerontes ou hipopótamos e mandar pastar 100 pessoas para cada animal no mar. 

Juro mesmo!

Sem comentários:

Enviar um comentário