sábado, 20 de janeiro de 2018

Uns Bons Minutos Vividos em Katutura.

Há nomes emblemáticos de lugares que despertam atenção pela sua misticidade e a titulo disso os casos como nosso Sambizanga, em Luanda, São João no Huambo em Angola e o Soweto na África do Sul.

Subentendendo-se por uma estreita ligação do meio, a forte presença de mulheres e bebedeira rija, o que podem levar a esbarrar em pancadarias de sair torto e se arrepender em ter pisado pé em terreno alheio. São assim também, segundo se conta as favelas do Rio de Janeiro.

Desta vez caiu-me o Katutura, bairro situado em Windhoek capital da Namíbia, vim viver o meu lado paterno dos Nhaneka Umbi, gente de grandes pastos e adaptados a transumância. Foi a procura de bom pasto que levou o meu avo ao Centro de Angola com parte da sua manada.

Vendo bem, acho que vem dai o meu gosto por criar galinhas e alguns animais comestivelmente saborosos, menos cão e gatos, destes não gosto, a não ser que um dia eu venha a nascer chinês, ou me ponham anestesia total primeiro.

Voltando ao nosso Katurura, descaímos para o mercado da carne, sol a pôr-se, num espaço aberto, onde por via de regra, dão-nos a possibilidade de provar cada peça de uma ponta a outra da fila e quando nos decidirmos comprar já temos meia pança aviada.

Qual colesterol qual que! Diante desta tão degustativa carne de vaca e o seu gindungo típico, não tem olho que resista.  Nesta competição a Gê quase retia-se que nem abelha no mel a devorar tudo, apreciada quase ao mesmo ritmo por mais dois acompanhantes nesta caso a Arminda e Verónica, como parte da tour. 

Oh Doutor, diga-me lá, também não é por um dia de felicidade que vou morrer!
Se for necessário um gajo come já a carne misturando os tais comprimidos para a redução de colesterol e mas nada.

O QUE ACHAS?!

***
É um extenso bairro na periferia de Windhoek, Namíbia, tendo sido criado aquando da política de apartheid. Tem actualmente mais de cem mil habitantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário