sexta-feira, 14 de abril de 2017

AUTOBIOGRAFANDO-ME IV

Cacimbo frio e seco, Cassinga fumegava pelas manhãs neste clima a sul da Huila.

Era com mano Moisés que a pesca acontecia no rio Calonga a revelia dos nossos pais, o entra e sai da isca para a água, muitas vezes nem sequer um sardão caia.

De repente, num lance o anzol assanhado faz o QRF e aterra entre as minhas narinas, sangue a jorrar, virei mártir de Cangamba e de Kifangondo ao mesmo tempo, a dor aumentava na tentativa de puxar, era tudo a toa, não havia bombeiros naquela época.

Cada puxão atrapalhado em socorro, em vez de ajudar, o cabrão endiabrado do fio de aço afundava mais na minha carne.
Aquela pontinha curva do Anzol complicava mais a retirada, deve ser por isso que de susto os meus olhos que por si já nunca foram pequenos ganharam mais alguns diâmetros pelo medo.

Aiwé mano Moisés, tu assim me confundiste com bagre, corvina ou choupa?!

Chorei em todas as línguas nacionais e experimentei até o mandarim, se demorassem mais uns minutos a ser resgatado hoje me tornaria poliglota.
Não fosse um bondoso e ágil transeunte, o meu fim teria sido mufete na grelha de um ganguela qualquer, …caraças.

Chagados a casa, assunto encerrado, falar aos pais era pedir uma surra que nem o nosso provedor da justiça que fala muito português iria conseguir acudir com habeas corpus.


Sofri calado, sorte minha que naquele tempo as feridas curavam até com areia.

Ficar já calmo, nunca mais! Passados três dias estava eu outra vez com meu anzol em mão, desta vez sem o mano Moisés, quem sabe o meu calvário estava predestinado nas mãos dele!

Luanda - 15.04.17

Sem comentários:

Enviar um comentário