segunda-feira, 1 de agosto de 2016

AME NDU CINGUALI (EU SOU DO CHINGUAR)

Gabava-se ser natural desta terra mística de confluências ao Bié na rota de quem vem do Huambo por terra, não fosse tão-somente um espaço que recebe quem deixa a segunda província para a entrada triunfante em terras de ex. Silva Porto.
Depois de um bom par de canecas de maruvo, este vinho natural de palmeira ou vinho tinto gaivota, que o homem ingeria copo atrás um do outro, enaltecendo ser benéfico para aumentar os níveis de sangue, neste caso o seu Orh+, apontava sempre para as veias, que sobressaiam na testa e nos braços, como argumento de resultados positivos deste bem de consumo.
Ame ndu Cinguali vinha sempre em tom ameaçador e repetia-se quando na falta de argumentos para vencer calorosos debates, onde copo entra, copo sai, em ambiente poluído com fumo de cigarro, juca ou caricoco, vezes há que variava com negrita principalmente aos sábados com a presença de algumas senhoras atrevidas do bairro Açucareira em Caxito.
António Kassapi, usava e abusava do seu local de nascimento para ajustar domínio nos debates em clima de copos ou cobrança de dívidas.
Sorte minha ou mero acaso, ocorre esta viagem ao centro de Angola. Depois de longa estrada, na confusão entre o sono e o cansaço, a placa fez-se revigorante de energias e destruidor de toda preguiça no lombo, quando anunciava a escassos quinze quilómetros a vila de Chinguar.
Num ápice transformei-me em plateia de um filme de longa-metragem, recuando quinze anos e na recordação a imagem de António Kassapi a quem o respeito da família mandava trata-lo por tio.
Sem saber se descer ou manter-me na viatura, vivia esta mística que a par do Dombe Grande, Kimbele, Tchizo, Sambu, Muxima, Virei e outros locais alegóricos desta terra, ajudavam bastante seus filhos (naturais) a serem respeitados sob argumento de que um mínimo maltrato, bastava um sopro aos ancestrais para sermos varridos por uma praga que nos levaria com ou sem dores a uma morte sem refilar. E EU COITADO QUE NÃO SOU DO CINGUALI! 
                                                                            
                                                                         
                                                                  
                                                                                    

Sem comentários:

Enviar um comentário