quarta-feira, 13 de julho de 2016

UM RETIRO AO TURISMO


Turitanga era o destino, enquanto os rostos simulavam serenidade, as mentes desenhavam uma aventura à um destino promissor. Marcha branda, pneus trilhando o asfalto negro na mesma cor, motores na ingestão do diesel prometiam velocidade comandada pelo ritmo da expulsão do fumo no escape.
O turismo como mote para a renovação de energias levou os montanhistas a desbravarem paisagens entre savana e praias ao longo da extensão geográfica do percurso.
Deixar a cidade grande, foi a saída para um retiro brilhantemente promovido por Cristina Silvestre à Barra do Dande.

Encravada entre as aldeias Katanga e Musseque a cerca de oitenta quilómetros, sentido norte de Luanda, um lindo lago faz a magia para a delícia de qualquer apreciador da natureza. O complexo Turitanga lodge projetado por Carlos Lopes, um músico que entre as várias facetas faz as vestes de acolhedor anfitrião, este espaço foi o posto  de comando dos “montanhas e planície” num ambiente de respeito às normas do eco-turismo.

O Passargada proporcionou outro motivo de admiração cuja paisagem incentivou a foto do grupo que apreciou o espaço que se desenha artificial na encosta de uma montanha de argila. A figura arquitectónica deste complexo semi-moderno na foz do rio Dande, abraça o mar e o rio no amor platónico ao Ndongo.


Chegou o momento em que a fome suplantada pela emoção conduziram a subida ao farol que levou o grupo a admirar os encantos de uma terra com recursos lindos, mar a vista, a baia do Dande e a paisagem típica de pescadores desde o alto.

Almoço feito no Paradiseo Resort, o esmero de uma culinária aprimorada deu espaço a um brinde à saúde e à amizade, a um passeio de moto de praia e uma vista de olhos aos acolhedores bungalós.

                                                                   

Eis o extrato da tourné de um grupo alegre e bem assessorado turisticamente, os sorrisos e abraços a contento para inveja de quem não se fez presente. 

Que o digam os brilhos nos olhos e as faces alegres de António Benvindo da Silveira, Risoleta Monteiro, Elvia Carla Fonseca, Válter Núrio, Yuri Guimarães, Eunice Machado, Gildo Matias José, Cármen Paula Miranda, Lauriano Tchoia, Cristina Silvestre, Mariano Cafelo e Karen.

***
Mar, Luz e Terra, confesso ter-vos meus
Enquanto o ar soprar ventos
Eu me lanço igual nestes confins.
***

Obrigado

LT



___||___

















1 comentário:

  1. ...Assim é Angola, um país rico de paisagens embora pouco explorado. Bem haja ao eco-turismo e sobre tudo,à todos que se dedicam a divulgar o mesmo.

    ResponderEliminar